Translate

domingo, 24 de abril de 2011

A IGREJA PRESBITERIANA EM ITAPIRA

A Igreja Presbiteriana nasceu em Itapira entre os anos de 1874 e 1876, tendo seu templo central na Rua Campos Salles (antiga Rua do Ipiranga). No livro Dicionário das Ruas de Itapira (J. Mandatto – 1979) diz que o nome desta rua foi dado pelo Conselho de Intendência em 29 de março de 1890, sua localização é no centro da cidade e, Manuel Ferraz de Campos Salles foi o terceiro presidente do Brasil, no período de 1898 a 1902. Anteriormente foi deputado geral (1887), senador (1889), ministro da fazenda e governador de São Paulo. Nasceu em Campinas-SP a 13 de fevereiro de 1841 e faleceu em Santos –SP a 28 de junho de 1913.




Foto de 1920






Foto de 1934



A Igreja Presbiteriana é a última construção antiga no lado par da rua. Não há informações precisas sobre a sua construção mas que foi concluída em 1910. O terreno foi doado por Antonio Rangel, membro da Igreja e não tenho informação do autor do projeto arquitetônico. Esse terreno vinha desde a Rua Comendador João Cintra. A foto abaixo está num postal do ano de 1920.


Podemos comparar aqui a imagem da construção original e após a reforma. Um templo muito bonito.
































Tenho também uma foto do interior mostrando o altar de 1934












No museu encontramos um instrumento usado na construção do templo que é um “nível”, todo trabalhado e ainda muito bem conservado. Fabricado em 1897. Foi doado pelo ex-prefeito de Itapira, Alcides de Oliveira.







Pela Presbiteriana passaram como reverendos, em tres fases, destacado pela própria Igreja na agenda de 2011:

Fase dos pioneiros – 1874 a 1920
George Chamberlain (primeiro missionário) - George Mash Morton - Eduardo Lane (Organizador da Igreja) - John Boyle - Delfino dos Anjos Teixeira (Diretor da Primeira Escola Evangélica de Itapira) - Zacharias de Miranda (Filho da Igreja) - Alvaro Reis - Henrique Vogel – Flaminio Rodrigues – Antonio Lino da Costa (ex-sacerdote católico) – Alfredo Guimarães – Alfredo Jackson Porter – André Jensen – José Borges dos Santos - Miguel Rizzo Junior – Basilio Braga de Oliveira – W. Thom pson – Thomaz Porter – Willian Sin – Henrique Maurer Jor – Miguel Torres – Erasmo Braga – Julio C. Ribeiro – Alva Hardie – Samuel Gammon – Herculano de Gouveia.

Fase da Consolidação Histórica – 1920 a 1959
Francisco de Souza – Vicente Themudo – Palmiro Ruggieri – Benedito Alves da Silva – Norivaldo Nicácio – Theodomiro Emerique – J.W. Dabney – Ernesto Alves Filho – Paulo Vilon (faleceu no pastorado) e substituído pelo pastor Américo Justiniano Ribeiro – Neftali Vieira Junior – João Francisco Correia.

Fase de expansão – 1960 a 2009
Nathanel Almeida Brandão – Ademar de Oliveira Godoy – Celso Costa Soares da Silva – Cilas de Campos – Oswaldo Soares de Campos (Filho da Igreja) – Naor Villas Boas – Osvaldo Abraham Chamorro Vergara – Mac João de Paula – Gilmar Bueno – Naor Villas Boas (segunda vez) – Edson Elias de Oliveira – Marcelo Bologna da Silva (Filho da Igreja) – Silas da Silva – Jucelino – Odayr Olivetti – Decio Madruga – Reginaldo da Silva Prudente.


Desde 30 de janeiro de 2010, é responsável pela Igreja Central, o Reverendo Luiz Fernando dos Santos ( ex-monge cisterciense e sacerdote católico). Possui uma forte formação teológica conforme vemos na Agenda da Igreja. Casado com Dona Sonia Regina e pai da Srta Talita Raissa.

Para escrever sobre a história da Comunidade Presbiteriana, meu primeiro contato foi com o Reverendo Luiz, sendo muito simpático e prestativo, indicando outra pessoa que me ajudaria bastante, que é o André Avancini. André foi muito positivo e ainda fez doação de alguns livros sobre assuntos religiosos. Moço excelente.
Nos livros pesquisados no museu encontrei algumas referências e noticias:
No Album de Itapira (J.N.Caldeira- 1935) alude à Igreja Presbiteriana: “ ...fundada da Igreja Evangélica em 10 de janeiro de 1876 , os seus membros pediram à Câmara da designação do terreno para o cemitério desta crença. Simultâneamente a Irmandade do Santissimo Sacramento, fez igual pedido...”.


No livro Os Catolicismos de Itapira (A.L. Filho- 1980) faz um comentário sobre uma polêmica entre esta Igreja e a Católica Romana. Pelo que se entende, foi através das colunas de jornais.


Os presbiterianos, segundo o livro Memória do Sagrado (C.R.Brandão-1940) não agiram de forma agressiva no proselitismo em nossa cidade. O contato foi feito com pessoas já ligadas e descendentes do protestantismo e outros colonos de origem européia. Quem deu estrutura jurídica a pequena comunidade evangélica foi Eduardo Lane (1875). Por volta de 1909, os presbiterianos eram contados em numero de 50 membros comungantes. Em 1970, contava com 300. Hoje, olhando a Agenda 2011, contamos 180 membros.


Ainda nesse mesmo livro ficamos sabendo que em 1931, aqui em Itapira, os presbiterianos foram representados por seu pastor em reuniões oficiais do Comitê Pró Liberdade de Consciência, não como enfrentamento ao Catolicismo, mas em dois pontos que eram caros a esses evangélicos:
1) proibição do ensino religioso dominante obrigatório nas escolas públicas e
2) O não restabelecimento de relações preferenciais entre a Igreja Católica e o Estado Brasileiro.



Talvez seja isto que Lemos Filho menciona em seu livro sobre polêmica. A Igreja Romana quase nunca criou atrito com os presbiterianos porque primeiro, suas preocupações estavam voltadas à Igreja Brasileira e aos Espíritas que já haviam fundado dois “Centros”; e , segundo, os evangélicos não atingiram a elite e a classe política. Fica claro que os temas do Conselho eram muito importantes para os católicos romanos e rusgas apareceram com os presbiterianos por isso. Mas fora esse período, as relações foram tranqüilas, se compradas com o resto do Brasil.


No jornal Folha de Itapira em 03 de fevereiro de 1974 lemos: “ Em cerimônia festiva para a comunidade católica, tomou posse como pároco da Igreja de Santo Antonio, o Pe Paulo Nogueira, em 03 de fevereiro de 1974. O atual vigário, Pe Izidoro Zapata, fez todos os preparativos para o evento religioso juntamente com a Comissão Organizadora. Presentes:Pe. Jose Roque de Paiva, Cônego Francisco de Campos Machado, Pe Jorge da Paróquia de São Judas Tadeu, membros da Igreja Presbiteriana e fiéis das comunidades cristãs de nossa cidade”.



Foi, Ashbel Green Simonton, americano, nascido em 1833 em West Hanover, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ao ser ordenado em 1859, seguiu para o Brasil, chegando na cidade do Rio de Janeiro em 12 de agosto daquele ano. O Reverendo Simonton faleceu no Rio de janeiro em 07 de janeiro de 1952. Durante sua vida no Brasil, destaca-se a criação do Jornal Imprensa Evangélica (1864), organização do Presbitério do Rio de Janeiro (1865) e a criação do Seminário Primitivo (1867). Voltando aos Estados Unidos em 1862, casou-se com Helen Murdoch. Vindo para o Brasil, Helen ao dar a luz ao primogênito, faleceu 9 dias após. Sua filha, Helen Murdoch Simonton viveu até os 88 anos de idade e nunca se casou.

No dia 31 de outubro é comemorado como o Dia da Reforma Protestante.


Em Itapira, o relacionamento com os poderes políticos também foram tranquilos, pois, quando a Igreja solicita verbas para reforma e ampliação do templo, ele é concedido. Era o governo de Caetano Munhoz (1957) e do presidente da Câmara, Angelo Lisi. O processo mostra os procedimentos e pareceres dos edis, que atendem aos rogos dos presbiterianos.








No museu ainda encontramos uma publicação presbiteriana do ano de 1921 falando sobre as atividades da religião em nossa país.








Outro achado importante é um selo brasileiro comemorativo à Igreja Presbiteriana:







Quem quiser conhecer melhor a história da Igreja Presbiteriana em Itapira, poderá saber mais, diretamente na Igreja e, também indo ao museu histórico, acessando vários documentos lendo e apreciando esta grata presença centenária em nossa cidade.

Fontes: Memória do Sagrado (Carlos Rodrigues Brandão) - Os Catolicismos de Itapira (Arnaldo Lemos Filho) - História Ilustrada de Itapira e Dicionário das Ruas de Itapira (Jacomo Mandatto) – Album de Itapira (João Netto Caldeira) – Agenda 2011 da Igreja Presbiteriana Central de Itapira – Imprensa Evangélica , ano I, numero 1 , agosto de 2010.

sábado, 16 de abril de 2011

Continuação com os Vice-Prefeitos

O cargo de vice-prefeito foi exercido por diversos motivos, como: afastamento, por doença e por morte do titular do cargo. No exercício do cargo de Prefeito, faleceram os senhores: Francisco Octaviano de V. Tavares, Francisco Rocha, Anacleto Magalhães Pereira e Antonio Caio. E exercendo o cargo interinamente, o Sr. Palmyro Raymonti.
Palmyro era vice-prefeito na administração Antonio Caio. Tanto um quanto o outro faleceram antes da assinatura de contratos voltados para o abastecimento de água de Itapira. Uma triste coincidência.


JUIZ DE DIREITO
Dimas Rodrigues de Almeida – no ano 1945
Entre Hortêncio Pereira da Silva e Virgolino de Oliveira


PRESIDENTE DA CÂMARA
Antonio Serra – no ano 1945 e 1946 - Entre Hortêncio Pereira da Silva e Virgolino de Oliveira



SECRETÁRIO DA CÂMARA
Mario da Fonseca Filho – no ano 1947 e 1948 - Entre Hortêncio Pereira da Silva e Virgolino de Oliveira


PRESIDENTE DA CÂMARA
Jose de Souza Ferreira – no ano 1950 a 1951
Junto a Virgolino de Oliveira


VICE-PREFEITO
Achiles Galdi – no ano 1949
Junto a Virgolino de Oliveira


PRESIDENTE DA CÂMARA
Marcelo Avancini – no ano 1951
Junto a Virgolino de Oliveira


PRESIDENTE DA CÂMARA
Cesar Bianchi – no ano 1963
Morte de Palmyro Raymonti


PRESIDENTE DA CÂMARA
Sezefredo Fecci – no ano 1963
Morte de Palmyro Raymonti


PRESIDENTE DA CÂMARA
Wilson Victor dos Santos – no ano 1963
Morte de Palmyro Raymonti



PRESIDENTE DA CÂMARA
Orestes de Jácomo – no ano 1968 No Governo de Benedito Alves de Lima



VICE-PREFEITO
Fernando Serra – no ano 1970 a 1971
No Governo de Hélio Pegorari


VICE-PREFEITO
Orlando Dini – no ano 1986, 1987 e 1988
No Governo de David Moro Filho


VICE-PREFEITO
Wladimir Siqueira – no ano 1992 No Governo de José Roberto Barros Munhoz




PRESIDENTE DA CÂMARA
Antonio Orcini – no ano 1995 a 1997 e 1998 a 1999 No Governo de Jose Casemiro Rodrigues e Jose Antonio de Barros Munhoz



PRESIDENTE DA CÂMARA
José Francisco Martins – no ano 1996 No Governo de José Casemiro Rodrigues



VICE-PREFEITO
Luiz Antonio da Fonseca – no ano 2003 No Governo de José Antonio de Barros Munhoz


VICE-PREFEITO
Antonio Carlos Martins – no ano 2006 até a presente data No Governo de Antonio Hélio Nicolai




Aqui quis apenas mostrar datas e rostos. Mas quem quiser saber mais, tem que ir ao museu e ler o jornais e documentos de cada época. Cada um deles atuou e ajudou a escrever cada página da história itapirense do seu jeito e com todos os problemas pertinentes ao cargo.

COMEMORAÇÃO

Estou muito feliz, pois, hoje vi que 1018 pessoas acessaram meu blog. Quero agradecer a todos que estão prestigiando esta minha modesta apresentação da historia e cultura penhenses ou, itapirenses, se preferirem. Só sinto falta dos comentários. Poucos, deixam suas mensagens e, é muito importante para quem escreve, um comentário, o mais simples que seja para que eu saiba se estou atingindo os meus objetivos. Abraços a todos e Paz

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PREFEITOS E SEUS VICES EM ITAPIRA




O interior do museu histórico abriga vários tesouros, não de valor monetário, mas, de valor cultural, patrimônio mesmo da memória de nossa cidade. Neste ano, o Instituto Brasileiro de Museus realiza a 9ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Memória”. Na verdade, não há necessidade do coordenador inventar algo para a semana. Tudo lá lembra a Penha do Rio do Peixe e também Itapira. Cada setor conta muito sobre o início penhense e como a cidade foi se desenvolvendo. Seus personagens, suas obras arquitetônicas, suas tragédias e alegrias, sua arte, seu folclore e os valores éticos que até hoje permeiam as mentes dos seus habitantes.
Nesta semana trago para conhecimento de uns e lembranças de outros, a parede, onde estão as fotos de todos os prefeitos e vices que Itapira teve, sendo Itapira honrada pelo comando desses homens que dedicaram anos de suas vidas pela cidade.
Os retratos e as fotos começam em 1892, já república, e os primeiros a ocuparem esses cargos, eram chamados de Intendente, pois, eram indicados pelos próprios vereadores. Só lembrando que que no Império, para ser eleitor, a pessoa deveria ser branca, maior de idade e ter uma determinada renda.




Tremendamente elitizado. Posteriormente com o avanço dos valores democráticos é que o voto vai ser exercido por todos.











Durante o período conhecido como “República Velha” foram prefeitos:

INDICADO
Bento Inácio de Alvarenga Cunha – no ano de 1892

INDICADO
Bento José de Oliveira Rocha – no ano de 1893 a 1891


INDICADO
Jacintho Franklin da Cunha Alvarenga – no ano de 1902 a 1905



INDICADO
João Ribeiro Pereira da Cruz – no ano de 1905 – Novamente de 1930 a 1931

INDICADO
José Alvim da Cunha – no ano de 1906 a 1907


INDICADO
Francisco Octaviano de V. Tavares – no ano de 1908 a 1909


INDICADO
Francisco Vieira – no ano de 1911 a 1923


INDICADO
João Manoel Pereira de Oliveira – no ano de 1924 a 1929 e novamente em 1937





Durante a Era Vargas:


INDICADO
João Moro – no ano de 1932


INDICADO
Francisco Rocha – no ano de 1933 e novamente de 1948 a 1949



INDICADO
Anacleto Magalhães Pereira – no ano de 1935



INDICADO
Caio Pereira da Silva– no ano de 1935 a 1938



INDICADO
Caetano Munhoz – no ano de 1938 a 1942 e novamente em 1956 a 1959


INDICADO
Hortêncio Pereira da Silva – no ano de 1942 a 1945


INDICADO
Virgolino de Oliveira – no ano de 1949 a 1951



Durante era JK:


ELEITO
Antonio Caio – no ano de 1952 a 1955 e novamente de 1960 a 1962



Aqui abro um parêntese: Caetano Munhoz em seu segundo mandato, foi prefeito por via de eleições.

Durante a Ditadura Militar no golpe de 1964:


ELEITO
Benedito Alves de Lima – no ano de 1964 a 1968


ELEITO
Helio Pegorari – no ano de 1969 a 1973


ELEITO
Alcides de Oliveira – no ano de 1973 a 1977


ELEITO
Jose Antonio de Barros Munhoz – no ano de 1977 a 1983, novamente de 1997 a 2000 e de novo de 2011 a 2004


Barros Munhoz governou durante a ditadura no primeiro mandato e, na plena democracia, governou por mais dois.



Na vigência democrática:


ELEITO
David Moro Filho – no ano de 1983 a 1988 e novamente de 1993 a 1994


ELEITO
José Roberto Barros Munhoz – no ano de 1989 a 1992



ELEITO
José Casemiro Rodrigues – no ano de 1994 a 1997


ELEITO
Antonio Helio Nicolai – no ano de 2005 até a presente data.






Continua na próxima edição...