Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MUSEU DE HISTORIA NATURAL

MUSEU DE HISTORIA NATURAL HORTENCIO PEREIRA DA SILVA JUNIOR

Missão do museu: conservação, taxidermia artística e pesquisas cientificas
COORDENADOR; José Carlos Simão Cardoso Junior – biólogo com mestrado em ciências biológicas – Faz sua dissertação em mestrado sobre o assunto: ABELHAS
ASSISITENTE: Roberta Andreotti Machado Olimpio
Atende preferencialmente as escolas: prepara e ministra aulas no museu sobre o tema escolhido. Usa tanto a sala interna como o espaço atrás do museu, que tem ambiente bucólico. O telefone para contato é: 19-3843-4317.
Recebe para estágio estudantes de universidades e de graduandos.

A história do museu
Em novembro de 1999 foi inaugurado nas antigas instalações do Observatório Astronômico de Itapira (esta é uma historia à parte que contarei em breve), na Praça da Árvore, graças ao entusiasmo de Paulo de Tarso Brianti Salgado e José Carlos Simão Cardoso Junior, em que ambos iriam capitanear a equipe técnica. Foi do acervo particular deste último a maior doação ao museu. Era a Administração Barros Munhoz, sendo diretor do Decet (Departamento de Cultura, Esporte e Turismo) o Sr. Oscar Soares de Campos Filho. Batizado com o nome de Hortêncio Pereira da Silva Junior, nasceu com uma concepção de ser museu-escola, com ênfase para a preservação ambiental. Nesse inicio participaram fazendo doações ou como subsídios para educação as entidades e pessoas: A Escola Estadual Antonio Caio de Itapira, O Zoo de Mogi Mirim, Associação de Pescadores de Itapira, a Sociedade Ornitológica de Itapira, várias organizações não governamentais e a bióloga Momaya Duarte Barreto de Souza da Escola Anglo de Itapira.





Em 24 de setembro de 2007, na Administração Novo Tempo, o museu é transferido da Praça da Árvore para o Parque Juca Mulato, no centro da cidade, num prédio que já foi o primeiro posto de puericultura e abrigou diversos departamentos municipais, tendo sido inteiramente reformado para receber este equipamento cultural. Foi pensado em sala de aula e um local no fundo do prédio, feito um jardim para aulas ao ar livre.
Presentes à inauguração, além do Secretário da Cultura Jose Carlos Vieira, o Prefeito Toninho Bellini, o vice-prefeito Antonio Carlos Martins e a diretora de turismo Rita de Cássia Vieira de Godoy. O museu também sediará o Departamento de Turismo.
A felicidade da mudança está em que o parque, já sedia o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, Casa Menotti Del Picchia, Casa das Artes e Casa da Cultura João Torrecillas Filho. Por ser central, facilita a vinda de todos os moradores da cidade e ainda capta os turistas que nos finais de semana visitam Itapira.
O museu conta de 1250 peças em seu acervo, entre esqueletos de diversas espécies, insetos, fósseis, um formigueiro de verdade, aquários, etc.











2 comentários:

  1. A transferência do Museu de História Natural ocorreu em 21 de outubro de 2007.

    ResponderExcluir
  2. Junior, peguei a data na reportagem do jornal, alias nos dois maiores. Vou ver novamente e reformar a data, esta bem? Abraços

    ResponderExcluir