Translate

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COLEÇÕES DO MUSEU HISTÓRICO – FOTOGRAFIAS

Nesta pesquisa vamos contemplar fotografias que compõe o acervo do Museu Histórico, acervo feito com doações de pessoas preocupadas em preservar a memória itapirense. Faço aqui uma digressão – Posso mostrar o que tenho. Quanta coisa, fotos e documentos, estão guardados nas casas dos munícipes e, com o passar do tempo, acabam sendo jogados fora ou se estragam e que poderiam estar conversando com a população que visita o museu – Separei por assuntos e podemos encontrar aproximadamente 147 peças. Os assuntos demarcam: política, artísticos, casarios, desfiles, empresas, esportes, guerra, indígenas, minerais, mogiana, pessoas, políticos, reuniões, ruas e praças, usina, vista parcial e os álbuns que já publiquei à respeito.
Pelas fotos podemos perceber, como era a vida no final do século XIX e inicio do XX. Como as pessoas se vestiam, penteados, adereços; os aspectos físicos da cidade, sua arquitetura. Os rios e lagos; os templos; os políticos e empresários; as guerras; como eram os desfiles cívicos; o que valorizavam; e homens e mulheres que fizeram história em nossa cidade.
Vou colocar pelo menos duas fotos de cada secção:

Artístico



Jazz Band-Folies – 1928 ======= Orquestra de Viola – Palandi



Casarios




Theatro Santana ======== Antiga Cadeia Pública de 1910




Desfiles Civicos





IEESO-1970 ======== Escola Tecnica do Comércio-1969




Empresas










Transportadora Cristalia





Esportes





Exercícios físicos no campo de futebol ====== Capitão Bellini




Guerras






Maria Galdi no Morro do Gravi ====== Fascistas pendurados em praça pública – 2ª Guerra Mundial





Indígenas





Minerais


Meteorito encontrado em Sapucai/MG-1970












Mogiana






Estação Barão Nogueira ====== Estação Eleutério





Pessoas






Francisco Rocha ======= Tenente Pintor





Políticos








Deputado Mantelli Neto – Prefeito ======== Junta Republicana Municipal Alcides de Oliveira – Vereador Quico de Itapira Rovaris






Reuniões






Festa junina –Escola Técnica ========== Professores do ginásio Estadual
Do Comércio – 1969





Ruas e Praças







Praça Bernardino de Campos =========== Parque Municipal (Juca Mulato)





Usina N.S. Aparecida






Vila de casas na Usina ========= Vista aérea da Usina






Vista Parcial






O Cristo ========== Vista Parcial das Thermas do Cristália





CULTURAL


De Raulzito Rodriguez



Salve, salve cidade querida
que foste escolhida
para ser o meu torrão
me orgulho cidade adorada
será, sempre amada, em meu coração
Itapira, pedaço do céu
És meu paraíso onde tofos cantam
Os teus filhos que cedo madrugam
Para cumprir a luta contentes, levantam.

Salve, salve cidade querida
que foste escolhida
para ser o meu torrão
me orgulho cidade adorada
será, sempre amada, em meu coração
Itapira do Juca Mulato
do nosso Bellini, que é capitão
e a praça
cartão de visita
do Treze de Maio, festa e tradição.

Salve, salve cidade querida
que foste escolhida
para ser o meu torrão
me orgulho cidade adorada
será, sempre amada, em meu coração
Itapira é a linda panorama
plantada no solo deste meu Brasil
sua linda bandeira no alto
orgulhando a terra do povo gentil.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, não conhecia o blog mas atraves de uma pesquisa sobre industrias de Itapira que conheci.
    Gostaria de saber a data da foto aérea da Usina N.S Aparecida, é possivel?
    Você tem alguma fonte sobre esse tema de pesquisa para me indicar.
    gabrielariboldi@yahoo.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir