Translate

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MORRO DO GRAVI........ HOMENAGENS EM 2011

Se há local em Itapira onde todos sabem, referir-se à Revolução Constitucionalista de 1932, é com certeza, o Morro do Gravi. Na divisa com Mogi Mirim, nossa cidade-irmã, foi palco de uma grande batalha, por ser a porta de acesso à Campinas, e em conseqüência, a Capital Paulista. Segundo relatos de itapirenses e legalistas, o confronto foi aterrador porque, do alto do morro, onde estive agora no 9 de julho, dava uma plena visão da aproximação inimiga e, tinham eles uma posição privilegiada. É mais fácil defender do que atacar um local protegido, basta lembrar da campanha da FEB na Itália em 1945.

De qualquer forma, todos os anos, à partir de 1934, Itapira reverenciou seus heróis e aqueles que sobreviveram àquela contenda. Durante anos, os ex-combatentes da cidade de Jacareí prestigiaram esses eventos na nossa cidade. Até uma avenida foi batizada com o nome dela. Tive informações, não confirmadas, que soldados de Caçapava e de Rio Claro estiveram aqui no evento bélico.

Estima-se que 400 soldados bandeirantes, tombaram naquele solo.

O Governo Municipal, comandado por Antonio Hélio Nicolai, preocupou-se em tornar mais digno o palco de homenagens no morro. Após remodelação e iluminação, foi realizado em 09 de julho de 2011, as homenagens, com grande presença de público e pessoas da Administração, como também militares e a Guarda Municipal de nossa cidade. Uma testemunha ocular dos acontecimentos também se fez presente, Antonio Cescon. A Banda Lyra Itapirense colaborou tocando as marchas militares que levaram nossos pensamentos de volta à 32. Ao final dos discursos a Banda fez o Toque do Silêncio. Naquele clima frio, pois, foi de manhã, ouvindo apenas o som do vento entre as árvores, provocou uma sensação de mais respeito pelos acontecimentos.

Abaixo coloco as fotos destes momentos, que foram belos:















Prefeito e autoridades
























Banda Lyra Itapirense











Guarda Municipal - Heraldo Sabadini e Jose Carlos Ramil






1o Tenente Marcos Sanches e o 1º Sargento Garcia





Professoras Municipais






Visão noturna do local

Nenhum comentário:

Postar um comentário