Translate

quarta-feira, 28 de março de 2012

CONTINUAÇÃO SOBRE OS DOIS COMENDADORES ..........

COMENDADOR VIRGOLINO DE OLIVEIRA


Nasceu em 15 de março de 1901, no Sitio Palmeiras em Itapira. Local onde se ergue atualmente a Usina Nossa Senhora Aparecida. Antes mesmo de frequentar as aulas do curso primário em Itapira, já prestava sua colaboração nos serviços rurais entre os tipos de agricultura no Sitio Palmeiras. Havia cana, com a qual se fazia o açucar mascavo, o melado e a pinga. Atingindo idade própria é matriculado no Grupo Escolar e, após a conclusão do curso, dedica-se com afinco ao trabalho da terra. Até os 15 anos, Virgolino vinha diariamente à cidade montado em seu cavalo, para fazer a entrega do leite aos fregueses de seu pai. Em muitas dessas visitas encontrava-se com o jovem advogado, Menotti Del Picchia, que se dirigia para sua fazenda, a Santa Catarina da Capoeira do meio. Nascia aí uma grande amizade. Algum tempo depois, tornava-se comerciario, tendo inclusive trabalhado em Catanduva. De volta à Itapira, dedicou-se novamente à agricultura, preparando terras para plantação de algodão. Pouco depois, iniciou o plantio da cana e construiu uma pequena industria de aguardente, movida a animais. Com o passar do tempo, foi aumentando a fábrica e modificou seu sistema de funcionamento. Em 1933, inaugurava junto à Fabrica de Aguardente, uma modesta usina de açucar.



Daquele ano para cá, o progresso da Usina e a produção de açucar cresceram gigantescamente, transformando o antigo Sitio Palmeiras numa das mais perfeitas e modernas industrias açucareiras do país.

1a concha de açucar da usina 1933

1a turbinada de açucar da nova usina 1954

Foi um grande homem de negócios e empreendedor nato. Ergueu uma das mais modernas usinas de açúcar no Brasil. Já em 1933 recebia um trator de esteiras,idéia de mecanizar a lavoura, que encontra-se exposto no museu. Casou-se em primeiras núpcias com Dona Elvira Santos de Oliveira em 1921. Após ficar viúvo, contrai novas núpcias em 1952, agora com Dona Carmem Ruette. Ela é, por sua vez, outro nome bastante conhecido e estimado por todos. Ela, vez em quando, faz visitas ao museu e, em uma dessas visitas comentou que seu marido foi um dos responsáveis pela fundação da COPERSUCAR, pois, via a necessidade da união dos usineiros para uma lavoura forte e representativa.
Virgolino posa para a foto.

Dona Carman Ruette de Oliveira

Foi prefeito por dois anos tendo deixado o cargo por não ter tempo de cuidar da usina e da cidade. O afastamento no entanto, não foi motivo para deixar de continuar trabalhando pela cidade - Tinha amizade com as forças políticas das três esferas. Prova disso é que todo o grande político que visitou Itapira, sempre era recebido em sua casa, na usina, por ele e sua esposa. Posso citar: o ex-Governador Carvalho Pinto, o ex-Deputado Federal Ulisses Guimarães ( encontra-se no museu um álbum de fotos), o ex-Governador Dr. Adhemar de Barros, o ex-secretario de obras Paulo Salim Maluf ( encontra-se no museu um álbum de fotos), sem contar os políticos de Itapira. Quando da visita do ex-Presidente da Republica Gal. Eurico Gaspar Dutra pelas cidades da baixa mogiana, ele foi convidado para um encontro com aquela autoridade. Sempre socorreu e equipou várias instituições itapirenses. Enfim, era um homem com que todos aqui podiam contar nas horas difíceis da vida pública ou particular. Doação de um motor para a estação de recalque dos serviços de águas; o altar de São Sebastião da segunda Igreja Matriz; a desapropriação do terreno, cobertura e manutenção dos salários por um ano dos professores da escola “Dona Elvira Santos de Oliveira” quando de sua construção; gabinete dentário para o Grupo Escolar Dr. Julio Mesquita; construção do Pavilhão Infantil na Santa Casa; doação de ambulância para o município; contribuiu vivamente, desde o alicerce até a cobertura, da nova Igreja Matriz;



juntando os salários que recebeu como prefeito, comprou e doou um caminhão tanque para irrigação de ruas. Dos industriais e autoridades de órgãos ligados ao plantio de cana , cito alguns nomes : srs. Comendador Mario Dedini e Hermino Ometto; do Instituto do Açucar e Alcool, os presidentes Manoel Gomes Maranhão, Leandro Maciel e Gileno di Carli; Outra figuras importantes do cenário municipal e brasileiro: o Conde Francisco Matarazzo, Menotti Del Picchia, Desembargador Marcio Martins Ferreira. Na ajuda humanitária: crianças do Vietnam e Indios Pacoa do Amazonas. Algumas das homenagens: titulo de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre, em 1957, concedida pelo Papa Pio XII; Sócio Benemérito do Lions Clube de Itapira; sócio remido do Clube XV de Novembro; diploma de Simpatia pela Radio Record de São Paulo pelo cargo de prefeito; Cidadão Emérito de Itapira; do governo italiano - STELLA DELLA SOLIDARIETÁ ITALIANA DI 2o CLASSE; diploma de honra ao mérito da Associação Comercial de Itapira; oficio sobre doação em dinheiro para o Hospital e Maternidade do Guarujá; diploma “Capacete de Aço” por serviços prestados durante a Revolução constitucionalista de 1932; e medalhas comemorativas.




1962 – Falecimento de Virgolino de Oliveira e Antonio Caio


Naquela sexta-feira, 14 de dezembro de 1962, seguiam para São Paulo, dois lideres de Itapira, no avião Cesna de propriedade do sr. Virgolino, ele para facilitar o aporte de dinheiro do Goveno Estadual e o prefeito Antonio Caio, para solicitar o empréstimo para os serviços de águas de Itapira. Morreram à serviço de nossa cidade. Na foto acima, vê-se a saída do caixão contendo o corpo do Comendador da Igreja Matriz da Penha.

O Museu Histórico de Itapira, preserva sua memória através de documentos, fotos e peças tridimensionais e o tem como PATRONO desse importante Aparelho Museal.

Fontes: jornais, livros e fotografias do acervo do museu. As cópias fotograficas foram cedidas gentilmente pelo Sr. Plinio Magalhães da Cunha ao museu histórico.


CULTURAL

Os Grandes Homens Daqueles que comandaram batalhões e esquadrões só resta o nome. O género humano nada tem para mostrar duma centena de batalhas travadas. Mas os grandes homens de que vos falo prepararam puros e perenes prazeres para os homens que ainda hão-de nascer. Uma eclusa a ligar dois mares, um quadro de Poussin, uma bela tragédia, uma nova verdade - são coisas mil vezes mais preciosas do que todos os anais da corte ou todos os relatos de campanhas militares. Sabeis que, comigo, os grandes homens são os primeiros e os heróis os últimos.
Chamo «grandes homens» a todos aqueles que se distinguiram na criação daquilo que é útil ou agradável. Os saqueadores de províncias são meros heróis.

Voltaire, in 'A Era de Luís XIV'


Fonte: http://www.citador.pt/textos/os-grandes-homens-voltaire-pseud-de-francoismarie-arouet

Nenhum comentário:

Postar um comentário