Translate

segunda-feira, 19 de março de 2012

VIRGOLINO DE OLIVEIRA

Nasceu em 15 de março de 1901, no Sitio Palmeiras em Itapira. Foi um grande homem de negócios e empreendedor nato. Ergueu uma das mais modernas usinas de açúcar no Brasil. Já em 1933 recebia um trator de esteiras, idéia de mecanizar a lavoura, que encontra-se exposto no museu. Casou-se em primeiras núpcias com Dona Elvira Santos de Oliveira em 1921. Após ficar viúvo, contrai novas núpcias em 1952, agora com Dona Carmem Ruette. Ela é, por sua vez, outro nome bastante conhecido e estimado por todos. Ela, vez em quando, faz visitas ao museu e, em uma dessas visitas comentou que seu marido foi um dos responsáveis pela fundação da COPERSUCAR, pois, via a necessidade da união dos usineiros para uma lavoura forte e representativa.




Neste ano comemoramos 111 anos do nascimento do lendário itapirense. Gostaria muito de ter feito uma homenagem ao patrono no museu, no dia do seu nascimento mas se tudo der certo, faremos melhor no decorrer deste ano. Uma homenagem permanente porque alguém do seu quilate não pode ser comemorado um dia apenas. Deve ser lembrando sempre. Na aproximação do dia 15 pensei em escrever sobre ele mais intensamente. Fiz uma matéria falando de dois comendadores de Itapira, João Cintra e Virgolino de Oliveira. Os jornais fizeram suas reportagens e a Escola Virgolino, fez bonito.

Com a graça de Deus e os apoios certos, continuaremos a exaltar o mais nobre filho de Itapira. Parabéns Comendador e que o senhor continue aí do céu protegendo e cuidando do nosso Museu Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário