Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ALBUNS SOBRE ALGUNS EVENTOS IMPORTANTES DA CIDADE

Verificando fotografias e álbuns fotográficos no museu histórico pude encontrar o registro eternizado de alguns políticos que todos conhecem e, que fizeram suas visitas à Itapira por diversos motivos. Consta outrossim eventos genuinamente itapirenses. Peço também a compreensão do leitor porque nem todas as fotos estão em bom estado mas é possível identificar os políticos e ilustres itapirenses que os acompanharam.


ALBUM DA VISITA DE PAULO MALUF EM 1971








Paulo Maluf visita por duas vezes Itapira, uma na condição de Secretário dos Transportes em 02/03/1971, e vem para inauguração da Rodovia Virgolino de Oliveira; e em novembro de 1980 como governador do Estado, para doação de Cr$ 34 milhões de cruzeiros.





ALBUM DA VISITA DE LAUDO NATEL EM 1972








No mês de agosto de 1972, surpreendendo até o Prefeito Helio Pegorari, o Governador do Estado, Laudo Natel, visita rapidamente Itapira, pois, seguia para compromissos em Amparo. Almoço, diálogo na Rádio Clube e homenagem de alunos do município foram os acontecimentos desse dia.





ALBUM DA VISITA DE ULISSES GUIMARÃES EM 1962







Em março de 1962, a convite do Comendador Virgolino de Oliveira, o Ministro da Indústria e Comércio, Dr. Ulisses Guimarães acompanhado do Presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool, Dr. Edmundo Barbosa vêem à Itapira. O banquete foi concorrido, com as presenças de autoridades e políticos.






ALBUM DA VISITA DE LAUDO NATEL EM 1970, NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE






As solenidades começaram cedo naquele dia 24 de outubro. Além do hasteamento das bandeiras tendo como paraninfos, o Dr. Achilles Galdi e Sra., o desfile foi um dos mais belos em Itapira. A presença do Governador Laudo Natel foi citada no jornal com muito ufanismo pela presença do grande líder político.






ALBUM DA INAUGURAÇÃO DA NAOF EM 1972






Fotos mostram que em maio de 1972, foi inaugurado um posto de atendimento da Receita Federal, na administração de Hélio Pegorari. Naof-Núcleo de Assistência e Orientações Fiscais. Pelo Governo do Estado, o Sr. Ademar Franco, superintendente e, Ariolino de Andrade Azevedo, Delegado, ambos da Receita Federal.







ALBUM DO CHURRASCO OFERICIDO À MENOTTI DEL PICCHIA




Vemos as figuras de Virgolino de Oliveira, Antonio Caio e Mario Dedini, além do próprio homenageado, Paulo Menotti Del Picchia.






ALBUM DE HOMENAGEM AOS SOLDADOS CONSTITUCIONALISTAS






Em uma das homenagens anuais prestadas aos soldados constitucionalista da Revolução de 1932, durante o governo de Hélio Pegorari, aqui, aparecem, as realizadas no Cemitério Municipal assim também como no Morro do Gravi. Destaco além das autoridades civis e militares, o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, Sr. Antonio Celidonio Ruette.






ALBUM DA VISITA DE USINEIROS AO SR VIRGOLINO DE OLIVEIRA EM 1952






Em 1952, a Usina recebe a visita do Presidente do Instituto do Açúcar do Álcool, Sr. Gileno di Carli, além de outras personalidades ligadas ao açúcar.






ALBUM DA COBERTURA DA IGREJA MATRIZ EM 1962





Em 1962, foi feito o registro da cobertura da Igreja Matriz, obra que contou com o apoio de Virgolino de Oliveira. Vemos nas fotos Dona Carmem Ruette de Oliveira, o Prefeito Antonio Caio e o Cônego Henrique de Moraes Mattos, além da presença de grande público.






ALBUM DE HOMENGEM À MENOTTI DEL PICCHIA EM 1962





Em 01 de abril de 1962, com a presença de diversos artistas, escritores, jornalistas, políticos e população em grande número, foi inaugurado o busto do escritor Menotti Del Picchia. Vemos nas fotos Virgolino de Oliveira e o prefeito Antonio Caio. O busto está em frente à Casa de Cultura e em frente ao Parque Juca Mulato, nome de uma obra do grande Imortal.




Fontes: jornais A Cidade de Itapira, Folha de Itapira, a publicação “Homenagem de Itapira ao Comendador Virgolino de Oliveira”, e sites da internet.




Cultural


Thiago de Menezes é itapirense, poeta, escritor, pesquisador, historiador e Presidente da
AILA – Academia Itapirense de Letras e Artes. Tem o título de Conde e é conhecido em inúmeras cidades brasileiras e também no exterior por pertencer ao quadro daqueles imortais. Os eventos da Academia são sempre muito belos e inspirados, procurando sempre homenagear os artistas em diversas áreas e que colaborem com a difusão da “Bela Expressão Humana”. Coloco aqui alguns de seus livros e uma poesia tirada do livro “ Vertigem de Amor”.








Alguns livros:







Nenhum comentário:

Postar um comentário